Impressão 3D - Modelação

Esta é uma pequena introdução à modelação 3D, vamos utilizar um programa freeware, o Openscad. Pode ser descarregado aqui

Esta é uma introdução básica a algumas das funções do openscad que nos permitem começar a modelar em 3D.

Comandos do rato

1 Rodar o sistema de eixos:

Carregar e manter pressionada a tecla esquerda do rato e movimentar o rato em qualquer direção.



2 Mover o plano

Carregar e manter pressionada a tecla esquerda do rato e movimentar o rato em qualquer direção.




3 Zoom

Rodar a roda do rato de forma a fazer zoom in ou zoom out.


Objectos

Cubo

Vamos desenhar um cubo com 30mm de lado, " cube(30); " - Deste modo vou utilizar a função cube e definir que o meu cubo tem de aresta o valor 30.





Paralelepípedo

Vamos desenhar um paralelepipedo com lados 20,40 e 10mm, " cube([20,40,10]);  " - Deste modo vou utilizar a função cube e definir que o meu cubo tem valores específicos para cada um dos eixos (x,y e z = 20,40 e 10 respetivamente).



Esfera

Vamos desenhar uma esfera com raio de 20mm, " sphere(r=20);  " - Deste modo vou utilizar a função sphere e definir o raio r=20mm.




Prisma

Vamos desenhar um prisma, neste caso triângular " sphere(20, $fn=3);  " - Deste modo vou utilizar a função sphere juntamente com o comando $fn=3, assim estou a inscrever um triângulo num círculo.





Cilíndro

Vamos desenhar um cilíndro com raio 20mm e altura 30mm, " cylinder (h=30, r1=20, r2=20); " - Deste modo vou utilizar a função cylinder e definir a altura h, e os dois raios r1 e r2.




Cone

Vamos desenhar um cone com raio de base 20mm e raio de topo 1mm e altura 30mm, " cylinder (h=30, r1=20, r2=1); " - Deste modo vou utilizar a função cylinder e definir a altura h, e os dois raios r1 e r2.





Nota

Como podem ver nas imagens os nossos objectos curvos não apresentam uma superfície totalmente curva, para obtermos esse efeito devemos utilizar o seguinte comando " $fn=360 " assim por exemplo no cone " cylinder (h=30, r1=20, r2=1, $fn=360); " - Deste modo temos uma superfície totalmente curva.









Rotações e translações

Translação

Podemos deslocar o nosso objecto através dos eixos x, y e/ou z, " translate([40,0,0])sphere(20); " - Desta forma desloquei o meu objeto ao longo do eixo x, 40mm.





Rotação

Utilizando a função “rotate” posso definir quantos graus é a rotação e em que eixo se dá essa rotação, neste exemplo apliquei uma rotação de 45 graus no eixo dos x e z ao meu objeto, " rotate([45,0,45])cylinder(h=30, r1=10, r2=10); "





União e diferença

União

Utilizando a função union defino quais os objetos que quero unir" union() { cylinder(h=30,r1=20,r2=20); sphere(20); } " - Desta forma uni os 2 objectos.






Diferença

Utilizando a função difference defino quais os objetos que quero subtrair" difference() { cylinder(h=30,r1=20,r2=10); sphere(20); }  " - Desta forma subtraí os 2 objectos.

Mas atenção, aqui a ordem dos objectos é importante, pois se subtraírmos na ordem inversa o objecto final é muito diferente " difference() { sphere(20); cylinder(h=30,r1=20,r2=10); }  "

Passa o rato na imagem para ver.